Hai-kai, Mario Quintana

"Rosa suntuosa e simples,
como podes estar tão vestida
e ao mesmo tempo inteiramente nua?"

sábado, 19 de março de 2011

Poema desprezível

Chamo de carência esta harpia triste que me aparece em tempos
E enfia suas garras sujas em meu seio, deixando cicatrizes e pus.

Por que não gosto de ficar sozinha, em silêncio?
Por que a inércia pensante me tortura, ultimamente?

Canalizo minhas angústias para uma busca por paixão
E, apesar de ter consciência do que faço, faço-o como uma criança.

Boba, meio ingênua e que não conta com as consequências de seus atos.

A sensualidade inerente à minha condição de mulher
É também uma maldição, pois fui criada para sonhar.

Logo, este papel de succubus que aceitei representar
Me torna internamente miserável e, a meus olhos, desprezível.

Tão desprezível quanto toda a dramaticidade latina
Que imprimo em meus atos.

Nenhum comentário: